Dicionário Blu

Como a nossa missão é simplificar a sua vida, a gente não poderia deixar de fora da Comunidade o Dicionário Blu — que tem como objetivo principal descomplicar termos técnicos e garantir o entendimento completo do que trazemos aqui. 

Fique à vontade para consultar o Dicionário Blu sempre que você tiver alguma dúvida sobre algum assunto relacionado ao varejo e a compra com seu fornecedor pela Blu. Estaremos aqui para responder, pois com a gente não tem pegadinhas, queremos um relacionamento descomplicado e transparente! :) 

Group 569.png

Nossos termos

A

Adquirente


São companhias que efetuam as transações financeiras. São as famosas “maquininhas” que fazem a comunicação direta entre a loja (física ou online), bandeiras e os bancos emissores de cartões. Alguns exemplos das principais adquirentes disponíveis no mercado são: Cielo, Rede, Stone e Getnet. Importante: Após a Circular Bacen Nº 3.952/2019, a partir do dia 17/02/21, você não precisará necessariamente possuir uma maquininha Blu em sua loja para gerar saldo em sua Conta Digital Blu.

Você também poderá utilizar as soluções de pagamento da Blu com o saldo de suas outras maquininhas. Para isso ocorrer, você precisa centralizar o seu recebimento na Blu. Entenda como isso beneficia o seu negócio.




Agenda Blu


É onde você encontra os detalhes sobre suas movimentações futuras realizadas através da maquininha Blu - estas movimentações compõem o seu saldo a receber.




Agenda de Recebíveis


É o cronograma dos seus recebíveis, ou seja, das suas vendas parceladas no crédito. É o saldo que você tem a receber de todas suas vendas parceladas mas que ainda não atingiram a data de recebimento. Em sua Conta Digital Blu, é possível utilizar a sua agenda de recebíveis da Blu e também a agenda de recebíveis de suas outras maquininhas, para isso basta centralizar o seu recebimento na Blu. Saiba como isso beneficia o seu negócio.




Agenda outras maquininhas


É onde você encontra os detalhes sobre suas movimentações futuras realizadas através das maquininhas de outras adquirentes, ex.: Cielo, Stone, PagNet, SafraPay, etc. - estas movimentações compõem o seu saldo a receber. Ainda não trouxe as agendas de suas outras maquininhas para a Blu? Não perca mais tempo e dinheiro, centralizando seus recebíveis na Blu, você terá ainda mais saldo para aproveitar as soluções de pagamento ao seu fornecedor, como a Antecipação Zero e muito mais! Centralize agora.




Antecipação de Recebíveis


É a ação de adiantar o recebimento de um dinheiro que já é seu, referente às vendas parceladas no crédito, mas que você só receberia quando as parcelas fossem liquidadas. Geralmente, no mercado de adquirência é cobrada uma taxa para você adiantar este dinheiro, já com a Blu você pode antecipar seus recebíveis para pagar seus fornecedores sem pagar nenhuma taxa por isso.




Antecipação Zero


Nome da solução de pagamento exclusiva da Blu para pagar fornecedores com taxa zero de antecipação.




Antecipação Automática


Na antecipação automática de recebíveis, diferentemente da antecipação pontual, não é necessário que você autorize toda vez que quiser ou precisar antecipar valores das suas vendas parceladas no crédito, ou seja, o seu saldo a receber. Tudo o que você vender em cartão de crédito será antecipado automaticamente para a sua conta na data de recebimento escolhida.




Antecipação Pontual


Diferentemente da Antecipação Automática, na pontual, você aciona sua adquirente parceira (as empresas de maquininha) para antecipar uma venda específica sempre que você precisar, ou seja, você receberá o dinheiro referente apenas ao que foi vendido nesta venda pontual.





B

Boleto


É o documento utilizado como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. O boleto é emitido pelo financeiro do fornecedor e enviado para o lojista.




Boleto Blu


Solução de pagamento da Blu que permite que você, lojista, ganhe com mais prazo para gerar saldo em sua Conta Digital Blu. Com a ajuda do seu representante comercial, você negocia prazos mais flexíveis com o seu fornecedor, recebe seu produto e só paga na data acordada.





C

Conta Digital Blu


É o espaço digital onde você, lojista, consegue fazer toda gestão do seu negócio de forma simples e prática. Ex.: pagar as cobranças dos seus fornecedores, pagamento de títulos e boletos bancários e transferências, consulta de suas taxas, saldo de suas vendas, extratos, relatórios, conciliação bancária, entre outros.




Cashback


Cashback significa “dinheiro de volta”. Isso quer dizer que ao realizar uma compra, uma parte do valor do dinheiro é reembolsado, retornando para você.





D


E


F


G


I


k


L


M

MDR


A taxa MDR (do inglês "Merchant Discount Rate") ou, para nós, a “Taxa de Desconto do Lojista”, é uma taxa cobrada pelas operadoras de cartão em cada transação realizada, seja ela no débito ou no crédito.





N


O


P

Portal Blu


É o espaço onde o cliente consegue fazer toda gestão do seu negócio com a Blu. Ex.: pagar as cobranças dos seus fornecedores, pagamento de títulos e boletos bancários e transferências, consulta de suas taxas, saldo de suas vendas, extratos, relatórios, entre outros.





Q


R

Recebíveis


Corresponde ao valor vendido em suas maquininhas de crédito e débito que você, lojista, tem a receber, seja à vista ou parcelado.




Registradora


É uma instituição autorizada pelo Banco Central para centralizar e gerir as informações dos recebíveis de todas as transações feitas em cartões. É ela que recebe e registra as informações enviadas pelas adquirentes (Cielo, Getnet, Stone, Safra Pay, etc.).





S

Saldo Atual


É formado pela soma das parcelas vendidas no crédito já liquidadas em suas respectivas datas de vencimento. Você também pode realizar transferências para a sua Conta Digital Blu que estes valores aparecerão também em seu Saldo Atual. Ou seja, se você possuir vendas parceladas no crédito, o valor total delas aparecerá no seu saldo disponível, indicando o valor total vendido através das suas maquininhas; em seu saldo atual aparecerá o valor das parcelas conforme elas forem sendo liquidadas em suas respectivas datas de vencimento.




Saldo Disponível


É o valor calculado entre o seu saldo atual e o seu saldo a receber (Agenda Blu somada à Agenda outras maquininhas).




Subadquirente


São empresas que fazem a intermediação dos pagamentos realizados ao lojista e as maquininhas de cartão. Ou seja, elas são responsáveis por transmitir os dados da transação para adquirentes e liquidar os recebíveis junto aos lojistas. A Blu é uma subadquirente, assim como a Moip, PagSeguro, MercadoPago, PayPal, dentre outras.





T

Ted


É a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, que nada mais é do que o nome dado à transferência de dinheiro entre duas contas bancárias. O grande diferencial do TED está na velocidade da compensação. Geralmente, se realizada até às 17h em dias úteis, esse tipo de transação “cai” no mesmo dia para o beneficiário da transferência.




Trava Bancária


É uma ferramenta de garantia exigida pelo Banco Central para regularizar operações de crédito. Isso permite que o banco use os recebíveis futuros das vendas de crédito de uma ou mais bandeiras como garantia de pagamento.





U

UR (Unidade de Recebível)


É o registro responsável por reunir os dados essenciais de cada lojista na Registradora. Uma UR armazena dados importantes, como o somatório de todas as parcelas de vendas que vencem no mesmo dia, na mesma modalidade (crédito ou débito) e pela mesma bandeira.





W


X


Y


Z


V