Document Barra de Pesquisa

Barra de Pesquisa

Descubra como economizar mesmo com a SELIC em alta 

A cada 45 dias é discutido pela Copom - Comitê de Política Monetária do Brasil do Banco Central, se a taxa SELIC vai aumentar, diminuir ou se manter estável. 

Em junho de 2023, a Selic se manteve em 13,75% ao ano e isso significa que, pelo menos pelos próximos 45 dias, teremos que continuar com essa taxa alta. Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: qual a melhor estratégia para lidar com isso? 

Taxa Selic alta

A dica é: respire fundo e continue lendo esse artigo para você entender melhor como isso afeta o seu dia a dia e como a Blu pode te ajudar a economizar mesmo em um cenário de juros altos! 

 

O que você vai encontrar nesse artigo  

 

Mas afinal, o que é a taxa SELIC?  

A SELIC é a taxa básica de juros da economia e é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação.  

Traduzindo para o bom português: a SELIC é como se fosse a taxa mãe de todas as taxas. Quando ela sobe, todas as outras taxas sobem também.  

Quando a inflação está subindo muito, a taxa SELIC vem para pôr ordem na casa e tentar diminuir a inflação. Como? Com a taxa Selic alta, os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e no cartão ficam mais altos também e isso desencoraja o consumo — o que, por sua vez, estimula uma queda na inflação. 

Taxa Selic alta e baixa

Por outro lado, se a inflação está baixa e o Banco Central reduz os juros, isso barateia os empréstimos e incentiva o consumo.  

Taxa Selic baixa

 

Qual a relação da taxa SELIC com a taxa de antecipação de recebíveis? 

Você já deve ter percebido que a sua taxa de antecipação está mais alta, certo? 

Pois é, a taxa SELIC influencia basicamente em todas as taxas de juros do Brasil. Por isso, quando a SELIC fica alta, os juros e custos dos serviços financeiros em todas as instituições e bancos acompanham a alta também. Com a taxa de antecipação não seria diferente.  

 

Mas e você com isso? Como isso afeta o seu negócio?  

Tudo né? Com a taxa mais alta, antecipar os seus recebíveis para manter a rotatividade do seu estoque se torna mais caro, ficando mais difícil negociar taxas menores e podendo comprometer o seu lucro por vários meses.  

Afinal, se tratando de compra de estoque, quanto menor for o seu gasto, maior o seu lucro e maior a sua competitividade de preço no mercado.  

 

Como a Blu pode te ajudar a economizar, mesmo com a taxa SELIC alta? 

Zerando a sua taxa de antecipação... é isso mesmo! 

Com o PagBlu, nossa solução de pagamento, a taxa de antecipação sai de graça se for para pagar fornecedores parceiros da Blu. Veja como usar o PagBlu.  

 

Veja abaixo com seus próprios olhos! 

Economia com a Blu

São mais de 3.000 fornecedores parceiros para você comprar sem análise ou limite de crédito.  

Não sabe se o seu fornecedor e nosso parceiro? Veja como buscar aqui.  

 

Pare de se preocupar com taxas! Com a Blu, a taxa de antecipação é ZERO para pagar fornecedores parceiros. 

 

criar conta blu