Golpes virtuais aumentam durante pandemia

Conheça os golpes mais comuns da internet e saiba como se proteger deles.


Os seus dados pessoais estão espalhados por toda a internet. Seja em seu perfil nas redes sociais ou em mensagens compartilhadas com amigos, cadastros em sites… até aí, faz parte do seu dia a dia.

Mas, e se os seus dados caírem nas mãos de fraudadores? É nesse ponto que mora o problema. Para se ter uma ideia, o número de cibercrimes teve um aumento de 300% durante a pandemia em comparação a 2019, segundo pesquisa da Kaspersky


Somente entre abril e junho deste ano, 1 em cada 8 brasileiros sofreu algum tipo de golpe, levando o Brasil a ser o quinto país no mundo com maior proporção de usuários atacados.

A forma de agir desses criminosos é quase sempre a mesma: eles usam os seus dados pessoais para aplicar o golpe. Seja se passando por um conhecido, empresa na qual você é cliente ou aquela loja que você adora. Por isso, é necessário redobrar a atenção para se proteger, mas para que isso aconteça é importante que você conheça como esses criminosos atuam.


Golpes mais comuns na internet

Sabe aquele e-mail pedindo para confirmar seus dados pessoais, um anúncio prometendo mais crédito ou aquela ligação de uma empresa solicitando uma transferência bancária… Cuidado, você pode estar caindo em um golpe.

Os golpes mais comuns são os da categoria de phishing, onde os fraudadores “pescam” os dados das vítimas jogando iscas como e-mails e mensagens falsas, ligações, links que roubam as informações de quem clica entre outros.

Vamos te mostrar algumas das situações mais comuns que acontecem nesse tipo de mecanismo:



A estratégia é bem simples: você clica em um anúncio na internet com uma promoção imperdível, uma oferta de crédito ou uma proposta de pagamento de boletos sem juros, por exemplo. Porém esse link te direciona para um site falso - que na maioria das vezes é bem parecido com o da empresa - e você realiza um cadastro ou fornece os dados do seu cartão de crédito.

Porém, quem recebe os seus dados é o criminoso e a partir daí ele pode acessar a sua conta em outros sites, bancos e até realizar compras com o seu cartão de crédito. Para não cair nessa armadilha antes de clicar no link sempre verifique se a oferta consta no site oficial da empresa ou faça uma pesquisa rápida no Google para confirmar as informações.




Um dos golpes mais conhecidos onde o criminoso também utiliza a estratégia do link para um site falso.

O fraudador finge ser uma empresa pedindo o preenchimento de um formulário através de um link com uma oferta de prêmio imperdível ou indicando o cancelamento de um serviço importante, em que você deve acessar para regularizar a situação, por exemplo.

Também pode se passar por uma pessoa conhecida, enviando uma notícia que chamaria a sua atenção e, clicando no link, o seu aplicativo de mensagens é clonado, fazendo com que o criminoso possa se passar por você para aplicar o golpe em outras pessoas da sua lista de contatos.

Recebeu uma mensagem suspeita? Prefira sempre verificar com os canais oficiais da empresa em questão ou ligar para a pessoa que te enviou a mensagem.




Outro golpe bem comum porém feito por chamadas telefônicas, onde os criminosos se passam por uma empresa, chegando a simular ligações de uma central de atendimento na tentativa de convencer a vítima a confirmar dados pessoais ou compartilhar senhas para liberação de benefícios.

Os criminosos são habilidosos em ir extraindo as suas informações aos poucos, sem que você se dê conta de quanto está revelando.

Achou a ligação suspeita? Desligue e ligue para a empresa através do número disponível em seu site oficial para confirmar a solicitação. Na dúvida, sempre priorize a sua segurança!


O Golpe taí, mas como fugir dele?


Na Blu estamos sempre atentos em criar um ambiente seguro para os nossos clientes, mas segurança é um cuidado que todos devem ter.


Separamos algumas dicas de como a Blu se comunica com você, mas essas dicas valem para qualquer outro serviço.


Fique esperto!


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Para ter certeza que você está navegando em um ambiente seguro ou interagindo com as nossas comunicações no seu dia a dia, preste atenção nesses detalhes fáceis de serem identificados mas muito importantes:


Site


Nossos canais de comunicação estão sempre no mesmo domínio useblu.com.br ou blu.com.br.


Os seus dados sempre serão transmitidos em uma conexão segura começando pela sigla “https” antes do endereço do nosso site.


Fique de olho, viu algum caractere, número ou termo estranho no endereço? Desconfie!



App


Nosso aplicativo oficial, que você pode confiar e baixar é esse aqui.

Nunca instale nada através de links recebidos por terceiros, sempre faça o download das lojas oficiais.


Redes Sociais


Você pode confiar nos seguintes perfis:



Não deixe de seguir a gente por lá também!


Viu um anúncio nas redes sociais com alguma oferta imperdível pedindo algum dado ou pedindo para clicar em um link? Cuidado! Sempre se certifique de que ela é verdadeira em nosso site, na sua Conta Digital Blu ou com o nosso time de suporte ao cliente.

E-mails


Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente, assim como as informações de contato e assinatura. Achou o remetente suspeito? Nunca clique em links enviados ou forneça seus dados em formulários ou sites desconhecidos.


Na Blu, sempre enviaremos as nossas comunicações em e-mails que contenham o @useblu.com.br.


Viu algum golpe utilizando o nome da Blu? É só avisar a gente através do atendimento@useblu.com.br.

E, então, você já conhecia esses golpes?

São informações simples que podem te ajudar a manter a sua segurança no dia a dia, seja usando os nossos produtos ou qualquer outro serviço.


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